Clockwork Comunicação

Twitter

O que é o clipping?

blog Pausa Dramática

Curitiba supera marca de três milhões de visitantes

9 de fev. de 2010

O número de turistas que visitou Curitiba em 2009 deverá bater novo recorde. Cálculos preliminares do Instituto Municipal de Turismo apontam que, no ano passado, a cidade superou a marca de 3.029.950 visitantes registrada em 2008, ano em que, pela primeira vez, Curitiba chegou a 3 milhões de visitantes.


O empresário Daniel Feijolli, de Londrina, levou nesta semana a filha, Julia, de cinco anos, para conhecer a cidade na Linha Turismo, serviço de ônibus que percorre 24 pontos turísticos. "Esse é nosso local de partida para começar a conhecer a cidade. Já ouvi falar muito dos parques curitibanos e fiquei surpreso com o Centro, que está com vários monumentos restaurados. Quero abrir uma agência de turismo em Curitiba, acho que a cidade tem muito potencial", disse Daniel, que também levou para o passeio a sogra, Leonice de Lourdes Saboia, a irmã dela, Vilma Saboia, e a sobrinha, Jéssica Sabóia.

De Castro, centro-sul do Paraná, a dona de casa Michelle Kato embarcou na Linha Turismo com o filho, Samuel, e a irmã, Paula Motin. "Fiquei fora do País dois anos e voltei há duas semanas. Curitiba continua muito limpa e bem cuidada, é bom rever a cidade", disse ela.

O Paraná é o maior polo emissor de turistas para Curitiba. Em 2007, ano mais recente em que se tem a estratificação do movimento turístico, a cidade recebeu 2.903.059 visitantes, a maioria (34,6%) proveniente de cidades do interior e do litoral do Estado. A mais expressiva presença de visitantes foi proveniente da região Norte do Paraná, seguida por Campos Gerais e Noroeste (5,8%). Esse panorama se repetiu nos dois anos seguintes.

Para a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, Curitiba é uma referência para os moradores das cidades do interior. "Além de conhecer os pontos turísticos, muita gente vem com a intenção de conferir o roteiro cultural, os eventos esportivos ou fazer compras nas lojas especializadas, feiras e nos shoppings. O turismo de lazer está em alta na cidade, as opções são cada vez mais completas e diversificadas e atraem também os moradores do interior de São Paulo e de Santa Catarina".

De acordo com os dados de 2007, depois do Paraná a maioria dos turistas que passa por Curitiba vem de São Paulo (24,1%) - que até 1995 era o principal emissor -, Santa Catarina (15,8%), Rio Grande do Sul (6%), Rio de Janeiro (4,6%), Minas Gerais (2,3%) e Espírito Santo (0,4%). Do exterior vieram 4,1% dos visitantes.

Frederico Cava, representante comercial de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, veio para a cidade em busca do famoso friozinho. Não encontrou, mas não ficou decepcionado. "A cidade é muito bonita, faça frio ou calor. Esta é a quarta vez que venho para cá, tenho parentes aqui", contou ele.

Sucesso - O movimento na Linha Turismo aumentou 45,49% em 2009. O balanço da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), que administra a linha que passa por 24 endereços turísticos, mostra que a frota transportou 520.163 passageiros no ano passado. Em 2008 foram 357.519 pessoas.

"Cada vez mais, Curitiba se consolida como importante endereço turístico, responsável pela atração de um número significativo de visitantes que vem à cidade a passeio ou a serviço", diz o presidente da Urbs, Marcos Isfer.

Cada viagem, com duração média de duas horas, é feita sempre com dois veículos: um double-decker, aberto, que garante uma visão panorâmica da cidade aos 55 ocupantes que estão na parte superior do ônibus, e a jardineira, com seu desenho típico e janelas panorâmicas, que transporta até 35 pessoas sentadas por viagem. Os ônibus double-decker foram lançados em novembro de 2008.


"A Linha Turismo é um serviço oferecido pela Prefeitura que funciona como um grande facilitador para o visitante. É o ponto de partida para que ele tenha uma visão geral da cidade e, depois, dedique mais tempo para explorar os locais que mais interessem. Ter uma noção inicial sobre os atrativos é a melhor maneira para se começar uma viagem de turismo", diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.
 
Veja a notícia original aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Clockwork News by TNB