Os biscoitos recheados junto com os crackers e água e sal têm a maior participação no mercado brasileiro, com 29,5% e 25%, respectivamente. A principal base alimentar destes produtos são os carboidratos. Em alguns casos, os biscoitos podem substituir nutricionalmente, o pão, mas depende do tipo da bolacha.
A diretora do curso de Nutrição e de Tecnologia em Gastronomia da PUC-PR, Helena Maria Simonard Loureiro, explica que os biscoitos enriquecidos com fibras trazem benefícios para a saúde, mas a pessoa não deve consumir uma quantidade muito grande de fibras porque pode interferir na absorção de minerais pelo organismo.
Ela alerta que, apesar de a base das bolachas ser carboidrato, as mais gostosas contêm muita gordura e açúcar. O consumo em excesso pode provocar problemas cardiovasculares. As gorduras saturadas de origem animal em grandes quantidades e consumidas por períodos prolongados podem causar o enrijecimento de artérias e infartos. Outro tipo de gordura que deve ser evitada é a trans.
Helena explica que três bolachas de água e sal são equivalentes a uma fatia de pão. Já as recheadas devem ser consumidas, no máximo duas a três unidades por dia; a água e sal, 6 unidades; e a maisena ou maria também 6.
As crianças devem ter o consumo orientado. A pior saída é dar o pacote inteiro nas mãos delas. Os pais devem oferecer apenas a quantidade certa ou comprar pacotes menores que contém cerca de quatro unidades. Para os pequenos também é importante procurar produtos enriquecidos com ferro e vitaminas. A dica é evitar as recheadas porque possuem muita gordura. O consumo em grandes quantidades e associado a refrigerantes pode trazer aumento de peso.
Consumo
O representante comercial Luiz Fernando Mayerle compra sempre amanteigados e bolachas sortidas, além do tipo tortinhas para os netos. ''Deixo um estoque em casa para as crianças'', disse. Também aprecia água e sal e tipo club. Ele conta que costuma olhar na embalagem a data de validade, o preço e as informações nutricionais.
Já a costureira Mari Rosa compra mais bolachas doces e recheadas para as filhas Eloise, 9 anos, e Evelise, 7 anos. ''A gente controla o consumo de bolachas delas. Tem o dia certo da semana do lanche dos biscoitos'', conta. Nos outros dias ela oferece frutas, sanduíche e bolo para as meninas. Ela conta que costuma escolher pelo preço e qualidade.
O aposentado João Seito sempre prefere os biscoitos maria, leite e sortido amanteigado. ''Não costumo olhar a tabela nutricional, mas estou atento à data de validade, preço e qualidade'', contou.
Indústria do PR detém 11,4% do mercado
A Kraft Foods Brasil, com unidade industrial em Curitiba, é uma das empresas que opera na área de biscoitos. No mercado brasileiro, em valor o crescimento chegou a 5%, totalizando R$ 6,3 bilhões. A Kraft, segundo dados do Instituto Nielsen, atingiu um total de 11,4% de share em valor, que representa 1,3 ponto percentual em relação a 2008.
De acordo com o diretor da categoria de snacks da companhia, Romeo Lacerda, as marcas que mais se destacam no portfólio da empresa são Club Social e Trakinas, líderes de mercado nos seus respectivos segmentos. A Club Social teve uma performance muito positiva em 2009, atingindo 17%. Isso ocorreu devido ao investimento no reposicionamento da marca nos últimos 24 meses e ao lançamento de Club Social Recheado, no início do ano de 2009.
Com relação a Trakinas, é a marca preferida pelos consumidores em seu segmento e mantém sua liderança com 18,6% de participação em valor no segmento de biscoitos recheados. Além de Club Social e Trakinas, a Kraft Foods também tem em seu portfólio as marcas Bon Gouter, Chocolícia e Chocooky.
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