Clockwork Comunicação

Twitter

O que é o clipping?

blog Pausa Dramática

Homens estão cada vez mais vaidosos e dedicados ao relacionamento familiar

15 de jul. de 2010

Segundo última pesquisa divulgada pelo IBOPE Mídia, em 2007, os homens representam 50% da população mundial. No Brasil, o percentual de habitantes do sexo masculino é de 48%. No entanto, muitas dessas pessoas têm se enquadrado num novo modelo de homem que surgiu nos últimos tempos. Se antes eram vistos como os responsáveis pelas finanças da família, sem ter tempo para os filhos e sem cuidados com a beleza, hoje a realidade é outra. O modelo masculino diversificou-se e ganhou novos papéis.


No próximo dia 15 de julho será comemorado o Dia do Homem. A data, até então desconhecida por muitos, começa a ganhar espaço. Hoje, eles se preocupam mais com os filhos e se interessam pelas atividades domésticas, que vão muito além de limpar a casa e levar as crianças para a escola.

Na agência de relacionamentos Par Ideal, de Curitiba, é possível perceber essa mudança de comportamento. Dos homens cadastrados à procura de uma parceira, 98,3% afirmam que estão dispostos a ajudar na educação dos filhos. Nas tarefas domésticas, 93,7% garantem que ajudariam. Os menores índices de aceitação estão entre os homens mais velhos, principalmente entre 51 e 60 anos. “Esses números já mostram uma disposição muito maior dos homens em dividir as obrigações” afirma Sheila Rigler, pedagoga e diretora da agência. “Há quinze anos, quando abri a Par Ideal, os homens eram muito mais resistentes a esse tipo de atividade”, lembra Sheila.

E as mudanças vão além do cuidado com a família. Se antigamente as mulheres preparavam alimentos que atraiam pela aparência e gosto, atualmente muitos homens são verdadeiros artistas na cozinha e em alguns casos cozinham melhor do que as mulheres. “Agarrar um marido pelo estômago era um conselho do tempo das avós. Hoje, os homens usam panelas como armas de sedução”, comenta Sheila, que já percebeu que o homem moderno esta usando as mudanças no comportamento como aliadas no momento da sedução. Não são poucos os homens que vão para cozinha, agora eles fazem parte de uma parcela da população cada vez maior.

Eles estão mais vaidosos também, tentando se cuidar sem grandes exageros, mas utilizando o cuidado com a aparência como aliado para as relações profissionais e familiares. E as mulheres estão mais exigentes em relação aos cuidados com a aparência masculina. Uma pesquisa realizada pela NIVEA em parceria com a Millward Brown Brazil para entender os hábitos masculinos em relação a vaidade mostram que os homens estão mais vaidosos e consumindo cosméticos desenvolvidos especialmente para eles. De acordo com a pesquisa, o cuidado mais comum entre eles se inicia aos 17 anos, quando começam a fazer a barba. Mas isto agora é pouco.

De acordo com a última pesquisa divulgada pelo IBOPE Mídia sobre o comportamento do homem moderno, 56% afirma usar algum produto para cabelo, corpo ou rosto e 23% estão dispostos a fazer cirurgia plástica. “Os homens já conquistaram um mercado especializado que inclui dermatologistas, spas e salões de beleza”, afirma Sheila Rigler que acredita que longe de ser um metrossexual, o homem vem buscando se cuidar, o que os ajuda não apenas na estética, mas como uma melhora na qualidade de vida.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Clockwork News by TNB