Clockwork Comunicação

Twitter

O que é o clipping?

blog Pausa Dramática

Proteste avalia 8 marcas de tintura para cabelo

21 de jul. de 2010

Análise envolveu a coloração de tonalidade vermelha, por ser uma da mais usadas no inverno

Para quem quer pintar os cabelos de vermelho, uma das cores mais em alta neste inverno, existem diversas opções no mercado. Mas, além de colorir os fios, algumas também deixam marcas em roupas e toalhas e outras ainda vêm com informações não muito claras na embalagem. E a qualidade também preocupa quando o assunto é fidelidade da cor. Por isso, a Proteste – Associação de Defesa dos Consumidores , que já realizou um teste com as principais marcas de tintas pretas, comparou os tons vermelhos, cada vez mais usados.


Foram comparadas no estudo oito marcas de tinta permanente vermelha em mechas padronizadas brancas e castanhas, e também foram realizados testes dos produtos com voluntários (um cabeleireiro aplicou os produtos). A equipe da Proteste avaliou, entre outros itens, a resistência à lavagem, a eficiência na coloração, a homogeneidade, o brilho e a intensidade da cor.

Entre os oito produtos avaliados, Koleston se destacou por ser o que melhor cobre os cabelos brancos, além de proporcionar a coloração mais duradoura. Também foi o que recebeu a melhor avaliação dos cabeleireiros quanto ao volume, à tonicidade dos cabelos, ao brilho e à homogeneidade. Curiosamente, esta é a tinta que mais mancha a pele e as roupas na primeira lavagem.

Já a Biocolor, eleita a escolha certa pela equipe, também cobre bem os fios brancos e proporciona coloração intensa, brilhante e correspondente à indicada na embalagem. A principal diferença em relação à Koleston é que após 15 lavagens a cor já não está tão homogênea.

No Brasil, oito em cada dez mulheres são adeptas da coloração para os cabelos. O país detém a liderança do ranking de consumo de tintas para cabelos com 14% do mercado, e a tendência é que esse índice cresça ainda mais, por conta do interesse dos jovens pelo assunto e pela inovação dos fabricantes no lançamento de novos produtos.

Embalagens — A variedade de marcas e a quantidade de tons seduzem o consumidor ávido por novidades. Mas, de acordo com a Proteste, não há um padrão oficial para as nuances nas embalagens, o que dificulta a vida de quem não encontra o produto que está acostumado a usar ou deseja trocar a marca sem mudar a cor. Foi por essa razão que a equipe testou tons similares, e não equivalentes, uma vez que os fabricantes não seguem uma regra.

A forma de apresentação da classificação dos produtos também confunde. Em uma pesquisa realizada com os associados da Proteste, a metade afirmou que usa produtos tonalizantes (os famosos “xampus tonalizantes”, com água oxigenada e sem amônia, que não fixam tão bem a cor quanto as tinturas), mas, quando questionados sobre a marca, muitos citaram nomes de tintas permanentes.

Ainda segundo a avaliação da Proteste, embora os fabricantes não apresentem a informação sobre o tipo de tintura de forma clara, os rótulos contêm outros dados exigidos por lei, como SAC, validade, lote, composição, advertências e modo de uso.
 
Teste não encontra metais pesados
 
Nenhuma das marcas de tinta permanente testadas pela Proteste continha metais pesados. Com relação às substâncias alergênicas, Koleston, Avon Techniques e Cor & Ton afirmam que “podem conter” algumas substâncias irritantes (apesar dessa forma de referência ser permitida pela lei, são necessárias informações concretas, que podem servir de referência para pessoas alérgicas). Os demais produtos testados afirmam de forma clara conter as substâncias.


Em nenhuma das embalagens foi encontrada a especificação do que os fabricantes consideram como um “comprimento longo” dos fios. Koleston e Biocolor indicam, somente na bula, a necessidade do uso de dois kits para cabelos compridos ou volumosos. Essa omissão, segundo a Proteste, poder trazer transtornos ao consumidor que descobrir esse detalhe em meio ao processo de pintura — que, uma vez iniciado, não pode ser interrompido, e na falta o cabelo não ficará com uma cor uniforme.

Prova do toque — Pintar os cabelos de vermelho exige uma série de cuidados, principalmente se você faz o procedimento em casa. É importante ler o manual de instruções e seguir as recomendações, tais como usar luvas durante o manuseio e a aplicação, passar um creme hidratante (o mais indicado, no entanto, é o uso de gel de cabelo) nas regiões próximas ao couro cabeludo — como testa, nuca e orelhas — para evitar manchas na pele e lavar imediatamente roupas ou toalhas com vestígios de tinta, para não manchar as peças.
 
do Jornal do Estado

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Clockwork News by TNB