Clockwork Comunicação

Twitter

O que é o clipping?

blog Pausa Dramática

A tecnologia de Avatar

25 de ago. de 2009

Tecnologia, por Marcos Coelho

Semana passada alguns cinemas no mundo todo exibiram alguns minutos do novo filme de James Cameron, Avatar. O conhecido diretor de Titanic, que também dirigiu outros filmes de ficção como “O segredo do Abismo” e “Aliens”, é conhecido por seu perfeccionismo no que concerne o uso de efeitos especiais em seus filmes. Tanto que, a seu pedido, a Panasonic desenvolveu câmeras especiais para que ele pudesse filmar debaixo d’água e assim levar pra casa o Oscar de efeitos especiais em Titanic.

Desta vez, Cameron promete levar o 3D para um outro nível. Quem teve a oportunidade de assistir ao pequeno preview sabe do que estou falando. Até agora, os grandes sucessos do 3D eram inteiramente concebidos como animação. E Avatar mistura live action com muita imagem gerada por computador (CGI), algo em torno de 70% do filme, incluindo seus atores principais, que estavam envoltos em sensores especiais que capturavam os movimentos e os enviavam a um banco de computadores, atuando em um palco para captura de movimentos seis vezes maior do que jamais usado por outro filme.

Cameron melhorou a captura de movimento, especialmente dos olhos e da boca e outros movimentos mais sutis. Outro avanço foi a invenção de um monitor, no qual o diretor podia ver o resultado da captura de movimento em tempo real, sem a necessidade de esperar que fosse processado por um computador. Na parte do live action Cameron desenvolveu uma câmera que funciona como o olho humano, capaz de capturar duas imagens simultaneamente.

O objetivo aqui é claramente inserir (em Imax 3D quase literalmente) o espectador em uma paisagem alienígena. Tudo é diferente do que você já viu, mostrando que Pandora seguiu um caminho evolucionário bem diferente do nosso.

É inegável seu parentesco com jogos de vídeo game e parece ser o formato do cinema por vir. Vamos esperar e ver.
(clique nas imagens para ampliar)





0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Clockwork News by TNB