Clockwork Comunicação

Twitter

O que é o clipping?

blog Pausa Dramática

CARACTERE(S) - RETRATOS EM PRETO E BRANCO

11 de mar. de 2010

PREPARANDO A SÉTIMA INTERVENÇÃO: CARACTERE(S) - RETRATOS EM PRETO E BRANCO


A partir de 1º de março, Tom Lisboa inicia projeto inédito de criação e intervenção coletivas

Desde 2004, sempre no mês de maio, o artista visual Tom Lisboa desenvolve uma intervenção urbana inédita para a capital paranaense. Nestes sete anos, ele já ocupou 20 outdoors no centro da cidade, fixou polaroides (in)visíveis em telefones públicos, pendurou molduras coloridas em pontos de ônibus e colocou fotos de pássaros em árvores de vários parques.


Em "Caractere(s) - Retratos em Preto e Branco" Tom explora a visualidade proveniente da palavra escrita. Estes "Retratos em Preto e Branco" são mini-cartazes que convidam o espectador a construir mentalmente os personagens contidos nos textos. A diferença em relação às outras intervenções realizadas é que, pela primeira vez, o artista vai dividir com o público a autoria das obras e a intervenção não estará restrita a Curitiba. "Eu queria experimentar, em um projeto no "mundo real", a interatividade e a desterritorialização da internet, um meio que tem sido fundamental para minha produção", afirma.

Caractere(s) acontecerá em duas fases. Na primeira (março/abril), Tom receberá, por email, descrições de pessoas ou até mesmo personagens de livros para estes "retratos" (veja regras de participação no site). Na segunda fase (maio), todos os "retratos" farão parte de uma intervenção que poderá acontecer, simultaneamente, em várias cidades. Para fazer a intervenção, basta visitar o site de Caractere(s) e imprimir os "retratos" que desejar (em papel branco e tinta preta). Aqueles que enviarem o registro fotográfico da intervenção terão esta imagem divulgada na Galeria de Fotos do evento.

Motivado pelos baixos custos de produção, os resultados sempre inesperados e o contato com vários artistas, Tom tem estimulado "mobilizações criativas" como esta através da internet. Desde 2006, quase 400 participantes envolveram-se em seus projetos, que acabaram sendo expostos em mais de 50 cidades, de 20 países.

Serviço:

Informações sobre Caractere(s): www.sinTOMnizado.com.br/caracteresrpb

Datas:

Criação dos Caractere(s) - 01/03 a 30/04/10

Intervenção Coletiva - 01/05 a 31/05/10


Local da Intervenção Coletiva:

A intervenção pode acontecer, simultaneamente, em qualquer cidade.

Os interessados devem acessar o site de Caractere(s) e imprimir as obras para fazer a intervenção.

Tom Lisboa fará a intervenção em Curitiba.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Clockwork News by TNB