Curitiba - Nem só de chocolate é feita a Páscoa. Há quem prefira presentear com outros tipos de lembranças que podem recair sobre brinquedos, perfumes, cosméticos, livros, roupas, entre outras opções. Uma fábrica de brinquedos criou até sabonetes em formato de ovos de chocolate. As lojas de brinquedos investem em coelhinhos e bonecas. O Boticário lançou kits específicos de Páscoa.
A rede PBKids Brinquedos aposta em um aumento de vendas de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. A marca tem 50 lojas no Brasil, sendo duas em Curitiba. ''Percebemos que muitos pais decidem presentear os filhos de formas diferentes, fugindo um pouco do tradicional chocolate. Essa mudança de atitude desencadeia um crescimento nas vendas de brinquedos'', disse o diretor comercial da empresa, Celso Pilnik. Neste ano, são dez lançamentos como coelhos, ovo de pelúcia e a linha de bonecos Anne Geddes.
A gerente de uma das lojas de Curitiba, Ruiz da Silva, disse que nos últimos quatro anos, os pais têm optado por diminuir a quantidade de chocolate para dar um brinquedo para os filhos. Segundo ela, o valor por presente não é muito alto. A média de gasto é de R$ 30 a R$ 50, mas há clientes que gastam até R$ 100.
Entre as opções estão os lançamentos de bonecas vestidas de bichinhos que variam de R$ 49 a R$ 150. Outro produto muito comercializado são os coelhos de pelúcia para colocar junto nas cestas de chocolates por preços como R$ 14,99 e R$ 29,99.
Ela contou que as crianças maiores com cinco a nove anos já ''negociam'' com os pais o brinquedo que querem ganhar. Entre os meninos a ''febre'' do momento são as bolinhas magnéticas Bakugan que se abrem em forma de bichinhos. As meninas optam mais por Barbie (R$ 39,99 a R$ 90), pela boneca Polly (a partir de R$ 9,99) e pela coleção Littlest Pet Shop que custa a partir de R$ 9,99.
''Eu gosto de chocolate e brinquedo'', disse Maria Luiza Hataka, 5 anos. O pai dela, o professor universitário Alessandre contou que pretende atender o pedido da filha, mas não vai gastar mais do que R$ 100 com ela e os sobrinhos. ''Ela não é muito de doce. É mais brinquedo que chama a atenção'', disse.
''Eu compro chocolate para os meninos e deixo para as avós darem brinquedos e roupas'', disse a empresária Gisele Lobascz. Ela tem dois filhos, Antonio, 6 anos e Inácio, 2 anos.
Já a dona de casa Lia Linhares que tem dois meninos, um de 7 e outro de 10 anos, conta que os filhos gostam de ganhar ovos que vêm com brinquedos dentro. ''Eles se preocupam mais com o brinquedo'', disse. Ela gastou cerca de R$ 100 com os presentes.
O Empório Body Store lançou uma edição limitada de sabonetes em formato de ovo de chocolate ao custo de R$ 29,90 e com 350 gramas cada. O produto tem uma fragrância de alpino com morango e, por ser a base de óleo de castanha em pó, é rico em vitamina A e E. A fábrica fica no Rio Grande do Sul e possui várias franquias no País. Em Curitiba, está presente no Shopping Mueller.
O grupo Boticário lançou produtos específicos para a data com a Coleção Supresas voltada para o público feminino. Um dos kits vem com seis sabonetes de 50 gramas cada ao preço de R$ 29,90. A embalagem tem semelhanças com uma caixa de bombons. O outro kit traz creme hidratante, sabonete e óleo corporal por R$ 42,90. Além disso, a marca oferece opções para crianças como a linha Sophie que possui sabonete, perfume, shampoo e brilho labial. O preço dos produtos desta linha varia de R$ 12,90 a R$ 44,90. A empresa ainda tem opções de maquiagem e perfumaria.
A dona de casa Maura Ribeiro disse que os filhos Marúcia, 20 anos, e Carlos Eduardo, 16 anos, preferem ganhar outros itens do que chocolates. Para a filha ela pretende comprar maquiagem ou roupa e para o menino roupa. O gasto deve ficar em R$ 200 no total.
Ovos tradicionais são os preferidos
Curitiba - Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) apontou que 32,5% dos consumidores curitibanos pretendem gastar 26% a mais com a compra de guloseimas neste ano, enquanto 51,5% revelaram a intenção de desembolsar o mesmo valor do ano passado. Outros 16% dos entrevistados pretendem economizar nas despesas.
O levantamento feito pela ACP/DataCenso apontou que a maioria (55%) sinalizou que vai comprar mais de três unidades de ovos, com peso entre 200 e 240 gramas cada um. E o ovo preferido por 58% dos entrevistados será o tradicional.
Outra conclusão foi que 62% dos entrevistados fazem pesquisa de preços nas lojas. Trinta e quatro por cento deixam para fazer a compra um dia antes da Páscoa e outros 28% adquirem doces uma semana antes. A pesquisa foi realizada nos dias 2 e 3 de março entre consumidores de todas as classes sociais. A margem de erro é de 7% e o grau de confiança de 95%.
Tributos
A tributação sobre os produtos de Páscoa chega a quase 55% neste ano, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). O item no qual mais incide tributação é o vinho, com 54,73%, seguido pelo bacalhau, com 43,78%.
Os tradicionais ovos de chocolate chegam ao consumidor com 38% de tributos, a mesma porcentagem cobrada sobre os bombons. Já a colomba pascal registra incidência tributária de 36,02%.
Entre os outros itens que fazem parte da lista do instituto estão o coelhinho de pelúcia, com tributação de 29,92%, e o papel celofane, para embrulhar as cestas de Páscoa, com 35,20%. (A.B.)
Da Folha de Londrina
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