Clockwork Comunicação

Twitter

O que é o clipping?

blog Pausa Dramática

Curitiba enfrenta Caracas no Dia do Desafio de 2010

17 de mai. de 2010

17-05-10
Challenge Day acontece na última quarta-feira de maio, convocando todos para a prática de atividades físicas

O Dia do Desafio, o Challenge Day, já tem data e competidores definidos. Será no próximo dia 26 de maio, a última quarta-feira do mês. Curitiba enfrenta Caracas, capital venezuelana. No ano passado, Curitiba enfrentou e venceu Houston (EUA), com a participação de 1.118.904 pessoas em atividades físicas, ou 62,25% da população. O dia do Desafio estimula a prática de exercícios físicos. Vence a cidade que, em 24 horas, mais envolver seus habitantes em alguma atividade. A cidade americana envolveu apenas 19% da população no Challenge Day de 2009.


Esta será a oitava participação de Curitiba no Dia do Desafio. Desde 2003, ano de estréia, a Capital só poerdeu uma vez. Em 2003 concorreu com Maracaibo, da Venezuela, e venceu com 22,81% de diferença. A única derrota foi no ano seguinte competindo com Quito, Equador, com uma diferença de 8,23%. Em 2005, Curitiba ganhou não de uma, mas de duas cidades. Houston e Monterrey, México, com 30% participantes a mais que ambas.

Palco montado na Boca Maldita para o Dia do Desafio de 2009: incentivando o movimento (foto: Jonas Oliveira)

Mais uma vez competindo contra uma cidade mexicana, do Distrito Federal, em 2006, venceu de lavada, com 55,64% contra 1,28% de participação dos mexicanos. Em 2007 a concorrente foi a colombiana Medelin, que perdeu por 40% de diferença. Em 2008 a concorrente foi Guadalajara, no México, que só registrou dez mil comunicações de participação. Curitiba alcançou mais de 1,1 milhão de comunicados.

O Dia do Desafio acontece sempre na última quarta-feira de maio, e coloca cidades de porte semelhante e de países diferentes em competição para ver quem leva mais habitantes para a prática física neste dia. São válidos no mínimo 15 minutos de atividade. A ideia é incentivar a prática saudável de exercícios.

O Challenge Day nasceu no Canadá, em 1983. Quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

Programação — A programação de Curitiba para o Dia do Desafio já está praticamente fechada, No Brasil, a coordenação do evento está à cargo do Sesc. Mas as prefeituras costumam encampar o dsafio. No caso de Curitiba, a Secretaria de Esporte e Lazer e o Sesc trabalham juntos para oferecer “motivos” para os curitibano se movimentar.

Na Boca Maldita será preparado, como nos anos anteriores, um palco onde acontecem aulões de ginástica. Também será instalado uma esteira para que a população

Todos os centros de esporte da Prefeitura também terão programação especial para o Dia do Desafio. Amanhã, acontece um ensaio envolvendo professores de Educação Física do Município e do Sesc. Eles preparam uma coreografia especial para ser apresentada no Dia do Desafio.

Grande Curitiba — Na Grande Curitiba, estarão no Dia do Desafio, além da Capital, Adrianópolis, que enfrenta Carmona de Nandayure, da Costa Rica, Dr. Ulisses, que disputa com Capivari do Sul (RS), Bocaiúva do Sul contra San Mateo (Guatemala), Agudos do Sul contra Los Chiles (Costa Rica), Tunas do Paraná e San José del golfo (Guatemala), Balsa Nova contra Guaraque (Venezuela), Quatro Barras contra San Francisco da Guatemala, Contenda contra Armeria (México), Cerro Azul e Ortiz (México), Quitandinha e Saramacca (Suriname), Rio Branco do Sul e Nueva Santa rosa (Guatemala), Mandirituba e La Antigua (Guatemala), Itaperuçu e Manati (Cuba), Campo Magro e Santiago (Guatemala), Campina Grande do Sul conta Guanajay (Cuba), Lapa contra Santa Catarina Mita (Guatemala), Almirante Tamandaré enfrenta Villagran (México), Piraquara contra Fray Bartolomé de Las Casas (Guatemala), Fazenda Rio Grande e Maneiro (Venezuela), Colombo contra Libertador (Venezuela), Araucária e Dolores Hidalgo (México), Pinhais e Colima (México), Campo Largo e Chiantla (Guatemala), São José dos Pinhais e Sucre (Venezuela).

No Paraná, as primeiras cidades a participarem foram Londrina e Maringá, em 1997. Neste ano são 347 municípios participantes no Estado.
 
Do Jornal do Estado

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Clockwork News by TNB