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A SUA EMPRESA, O SEU PRODUTO OU SEU SERVIÇO POSSUEM UM NOME OU UMA MARCA?

14 de mai de 2010

14-05-10
Por Luciana Machado


Pensar em um nome diferente para um determinado produto, serviço ou empresa é tarefa desafiadora, assim como escolher o nome dos filhos que, quando adultos, corresponderá a uma bagagem de histórias. Torna-se muito mais que um simples nome, passa a ser uma identidade, uma personalidade única, poderá ou não transmitir confiança e simpatia.

Neste ponto, podemos pensar em Marketing. Alguns empresários simplesmente escolhem um nome para seu produto ou serviço, sem dar a devida importância para esta decisão, a qual acompanhará a empresa por longos anos. Um nome sem uma razão, sem um conceito, sem um plano para construir uma personalidade sólida, será apenas mais um nome em um mercado altamente competitivo.

É preciso investir nesta busca. Junto a isso, deve-se ter em mente as características e promessas que a marca oferecerá. Desta forma, ela terá seus valores reconhecidos, o que transmitirá a confiança necessária ao consumidor. A marca, bem gerenciada, pode ser comparada a uma pessoa amiga, que você pode aproximar - se e manter um relacionamento sem preocupações.

Uma marca forte, por exemplo, desperta a mente do consumidor para as características do produto. Assim ocorre com o automóvel Mercedes que, ao ser citado, remete à imagem de um carro bem construído, com um bom desempenho. Uma marca é muito mais que um nome. Ela é a soma de todas as impressões recebidas pelos clientes e pelos consumidores, é um composto de benefícios emocionais e funcionais percebidos.

Tudo isso precisa ser construído. É o chamado “Branding”, ou seja, o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado. Assim como as pessoas, as marcas se relacionam com o público (mercado) o tempo todo. Desta forma, precisa-se perguntar, como ela é , como esta relação está sendo conduzida, se existe uma aceitação, uma troca real de benefícios. Para que o resultado seja positivo é importante não relaxar, mas estar bem atento ao que a marca representa, em como ela é percebida, em quais pontos é possível melhorar ou corrigir.

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Luciana Machado é sócia da Via Lucro, empresa curitibana de consultoria mercadológica de marketing para pequenas e grandes corporações. [luciana@vialucro.com.br]
 
Do Publihelp

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