Mais paranaenses têm aderido ao hábito de comprar pela internet. É o que diz a estatística da Consultoria E-bit, órgão especializado em comércio eletrônico no Brasil. O faturamento das compras on-line no Estado registrou um aumento de 49%, irrompendo a cifra de R$ 255 milhões em 2007, para R$ 380 milhões, em 2008. No mesmo período, o número de pedidos negociados na rede cresceu robustos 94%. Dessa forma, é possível dizer que emerge um novo perfil de consumidor no Paraná, atento à segurança, preço, autonomia e comodidade.
Quem comemora a consolidação do comércio eletrônico são os empresários que investiram na criação de sites voltado para vendas. O pet shop curitibano Sun Pet, criado há quatro anos pelo médico veterinário Rafael Antoniazzi Calomeno, comercializa produtos somente pela internet. Para divulgar a loja, ele revela que o segredo é investir em visibilidade e participar ativamente de mídias sociais, como orkut, twitter e blogs. O veterinário investe até mesmo numa boa colocação no ranking das palavras-chaves digitadas em sites de busca como o Google. Só nesse primeiro trimestre, o Sun Pet registrou um aumento de 25% em relação às vendas feitas em todo o ano passado. '' Todo mundo procura a internet para pesquisar onde comprar, inclusive, para comparar preços'', afirma Calomeno.
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Com as vendas pela internet a mil, a Livrarias Curitiba investiu cerca de R$ 300 mil em um novo software para lançar, ainda neste ano, um portal mais turbinado. Preparado para vendas e marketing de relacionamento, o novo portal promete imagens de todos os produtos e promoções diárias. Com isso pretendem alavancar, no mínimo, 10% das vendas até o final deste ano. Além dos livros - ''carro chefe'' das vendas on-line - a livraria também tem apostado na comercialização eletrônica dos materiais escolares.
A adesão dos pais tem sido gradativamente maior. Em 2009, a empresa ampliou em 17% as vendas pela web de material escolar, com relação a 2008. ''Estamos atendendo pais de diversas cidades do Estado. Cadastramos as listas solicitadas de vários colégios de diferentes cidades e alcançamos um público que não alcançaríamos sem o advento da internet'', diz o diretor-comercial da Livrarias Curitiba, Marcos Pedri.
A Lojas Bettega, sexagenária no comércio de presentes em Curitiba, investe no comércio eletrônico há dez anos. Ganhou publicidade na web e parcerias com outros sites. Ainda assim, em meados da última década, as vendas foram fracas. O poder da concorrência, muitas de capital estrangeiro, e a velocidade com que ganharam mercado não geraram recalques no empresário curitibano Paulo Henrique Camargo, que insistiu no comércio virtual. No primeiro trimestre desse ano, as vendas on-line já ultrapassaram em 42% o volume negociado no mesmo período de 2009. ''Além da praticidade e comodidade das compras on-line, houve um aumento residencial e corporativo do acesso à internet. E caiu o tabu de que as compras eletrônicas são inseguras'', afirma.
Da Folha de Londrina
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