Clockwork Comunicação

Twitter

O que é o clipping?

blog Pausa Dramática

Tiradentes?? No Brasil não importa saber quem foi, mas sim celebrar o feriado

20 de abr. de 2010

Nas ruas, pouca gente lembra quem foi Joaquim José da Silva Xavier. Morto em 1792 pelo governo português, inconfidente é lembrado com feriado em todo o país

Milhares de brasileiros que irão desfrutar amanhã do feriado de 21 de Abril, celebrado em todo o país, não lembram quem foi Tiradentes e o que o personagem histórico homenageado nesta data representou para o Brasil. A história de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é contada no ensino fundamental, como parte importante da formação do Estado nacional. Mas a memória muitas vezes não ajuda a lembrar os fatos.


Perguntando a curitibanos ontem nas ruas da cidade, a reportagem ouviu muitas vezes frases como “não lembro” e “não sei”. Além disso, algumas memórias que surgiam estavam erradas. É o caso da barba e dos cabelos longos que aparecem nos quadros clássicos sobre o tema (veja quadro ao lado).

Tiradentes é um dos personagens da Inconfidência Mineira. O movimento, que aconteceu no fim do século 18, foi uma tentativa de revolta da elite mineira contra o domínio português. A execução da derrama, medida que permitia a cobrança forçada de impostos atrasados, mesmo que fosse preciso confiscar todo o dinheiro e bens do devedor, foi o estopim da rebelião. A ideia era separar o Brasil e Por tugal. O movimento acabou sendo descoberto e abortado pela Coroa portuguesa em 1789. Tiradentes e os demais “inconfidentes” foram presos e esperaram a finalização do processo durante três anos. Em parte por ter sido o único a assumir a responsabilidade, em parte, provavelmente, por ser o inconfidente de posição social mais baixa (os outros ou eram mais ricos ou detinham patente militar superior, Tiradentes foi o único condenado à morte). Foi executado numa manhã de sábado, em 21 de abril de 1792. Mesmo após a Inde pendência do Brasil, em 1822, e durante todo o Império, o mártir continuou como uma personalidade histórica relativamente obscura. Foram os fundadores da República que buscaram na figura de Tiradentes uma personificação da identidade do Brasil, mitificando a sua biografia. Assim, Joaquim José da Silva Xavier tornou-se patrono cívico do Brasil e herói nacional: seu nome está no Livro de Aço, que relaciona o nome dos homenageados através do Panteão da Pátria e da Liberdade, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
 
Fatos sobre o mito
 
Você se lem bra sobre a história de Ti radentes? Veja alguns fatos básicos sobre Joa quim José da Silva Xavier:


Como Tiradentes morreu?

O governo tratou de transformar a execução de Tiradentes numa demonstração de força da Coroa portuguesa. A leitura da sentença durou 18 horas. Tiradentes seguiu em procissão pelo centro da cidade até a cadeia pública, onde foi enforcado e esquartejado. Sua cabeça foi erguida em praça pública.



Por que a imagem clássica de Tiradentes que conhecemos está errada?

Provavelmente Tiradentes não estava cabeludo ou barbudo quan do morreu. Sua imagem tradicional, de barba e camisolão, à beira do ca dafalso, vagamente parecida com a de Jesus Cristo, foi criada pelos ideó logos positivistas. Os histo riadores revelaram que, como militar, o máxi mo que Tiradentes poderia ter era um bigode. E, na prisão, onde pas sou os últimos três anos de sua vida, os detentos eram obrigados a raspar barba e cabelo para evitar piolhos.

Por que Tiradentes tinha esse apelido?

Devido à sua atuação como dentista. Mas ele também foi tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político.

Tiradentes sempre foi considerado um herói?

Não. Desde o fim da Inconfidência, em 1789, até a Proclamação da República, exatamente cem anos depois, Tiradentes foi um perso nagem quase esquecido, tratado pela Coroa portuguesa e depois pelo Império como um traidor. Foi só depois de 1889 que os republicanos decidiram recuperar a imagem do inconfidente, com a ideia de buscar no passado a imagem de um mártir que havia morrido pela causa da independência do Brasil.
 
Da Gazeta do Povo

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Clockwork News by TNB