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Mercado da Vaidade Masculina

23 de abr de 2010

Um homem vaidoso, preocupado com a pele, com os cabelos e que investe na aparência diária. O arsenal de produtos de beleza que antes seduziam apenas as mulheres ganha espaço com esse novo perfil de público masculino. Perfumes, corretores de pele, anti-sinais, hidratantes, cremes, loções e xampus aliam modernidade à praticidade para atender cada vez mais homens que procuram as lojas do setor.

Segundo dados da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado masculino cresce 10% anualmente e, conforme os números da Euromonitor International, o Brasil já ocupa o segundo lugar no mundo em vendas neste segmento.

A gerente e consultora de beleza do O Boticário, Lucimeire Coelho Macedo, aponta que por volta de 20% dos produtos vendidos no estabelecimento são voltados para homens. ''Eles não querem mais usar o creme da esposa e acabam procurando uma linha específica de produtos. É uma clientela bem decidida e sabe que se cuidar não tira a masculinidade de ninguém'', salienta.

Mas a busca dos cuidados com a beleza do dia a dia não anula o jeito prático que todo o homem tem. Na hora da compra, eles visam produtos multifuncionais para facilitar no momento da aplicação. ''Dois exemplos práticos são o shower gel, que une xampu e sabonete em um só frasco, e um creme 4 em 1, que alia hidratante, protetor solar, pós-barba e evita a oleosidade da pele. É raro os homens comprarem diversos produtos separados'', comenta Lucimeire.

O vendedor Tiago Xavier de Morais, de 26 anos, começou a investir em perfumes ainda adolescente. Com o passar do tempo, sua necessaire começou a ganhar novos produtos para suprir suas necessidades diárias. Além da escova e pasta de dentes, ele carrega um protetor solar, um hidratante e um perfume. ''Como trabalho com pessoas, uso um hidratante nas mãos para deixá-las cheirosas na hora de atender os clientes e também porque tenho a pele um pouco ressecada'', conta.

Além do básico, o vendedor ainda costuma gastar com um esfoliante facial, gel pós-barba para manter a refrescância, pomadas e sprays para modelar e fixar os cabelos. ''A necessaire de um homem deve variar de acordo com o tempo que ele fica fora de casa. No caso de uma viagem, por exemplo, acho que até um bom xampu é válido de se levar'', diz o rapaz, que gasta cerca de R$ 80 mensais com os produtos.

Os xampus também são muito procurados pelo público masculino em lojas especializadas, principalmente os anticaspa e para cabelos grisalhos. ''Geralmente os cabelos grisalhos são mais difíceis de se comportar. O xampu condiciona os fios brancos e não deixa que eles fiquem amarelos. Com R$ 180, é possível montar um belo kit com creme multifuncional, xampu, sabonete, perfume e desodorante'', completa Lucimeire.

Produtos antienvelhecimento também atraem

Além de manter a pele e cabelos bem tratados, muitos homens procuram produtos para evitar rugas e marcas de expressão. A gerente da loja Adcos, Giuliana Bassi, salienta que seus clientes buscam tais cremes geralmente depois de uma consulta ao dermatologista. ''Eles sentem a necessidade e a partir dos trinta anos já querem cremes anti-sinais e que façam preenchimento das rugas. As vendas aumentaram bem nesta área''.

Giuliana diz ainda que o público masculino busca produtos com aromas leves, nada muito forte e marcante. ''Os mais jovens ainda visam produtos para peles acneicas e protetores livres de óleo, evitando a pele oleosa e o envelhecimento precoce'', finaliza.

Homens vaidosos


Produtos que não podem faltar na necessaire masculina:

■ Sabonete para o rosto - com anti-radicais livres
■ Tônico adstringente - ajuda a regular o p.h da pele
■ Esfoliante facial - limpeza profunda. Utilizar duas vezes por semana
■ Protetor solar com hidratante e oil free - evita oleosidade. Passar de 3 em 3 horas
■ Xampu cabelo e corpo - ideal para usar na academia
■ Pomada para cabelos - modeladora dos fios
■ Desodorante antiperspirante -para proteção intensa durante o dia
■ Gel pós-barba - para hidratação e refrescância depois do barbear

Da Folha de Londrina

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