Clockwork Comunicação

Twitter

O que é o clipping?

blog Pausa Dramática

Hana Matsuri acontece este final de semana no Centro Cívico

9 de abr. de 2010

Esta é a sexta edição do Hana Matsuri que será aberto amanhã, às 11 horas

A tradicional festa da colônia japonesa, o Hana Matsuri, o Festival das Flores e Natal Budista no Paraná, acontece num palco diferente neste ano. As grandes festas da colônia são realizadas nos últimos anos no Pavilhão de Eventos do Parque Barigui e na praça ao lado do Oscar Niemeyer, mas desta vez ela acontece no estacionamento em frente ao Palácio Iguaçu, na Praça Nossa Senhora de Salete.


A mudança foi feita porque uma das atrações programadas, a apresentação de dança de rua, “Yosakoi Sorah Strett Fest 2”, precisa acontecer no seu lugar de origem, o asfalto. Serão vários grupos sse apresentando vindos de São Paulo, Londrina, Campo Grande e Curitiba. Assim, o pátio em frente ao palácio se tornou uma boa opção, já que é amplo, e pavimentado.

Esta é a sexta edição do Hana Matsuri que será aberto amanhã, às 11 horas. No domingo, o evento começa também às 11 horas e a apresentação da dança de rua “Yosakoi Soran Stret Fest 2” está marcado para as 15 horas.

Além dos shows culturais a festa conta com os tradicionais pratos da culinária japonesa — sushi, sashimi, tempurá, udon, okashi, dorayaki, entres outros. Os visitantes também poderão assistir apresentações culturais e conhecer de perto o artesanato japonês. São esperadas cerca de 80 mil pessoas para os dois dias da festa.

Os dois dias de “Hana Matsuri” guardam histórias e tradições milenares. Para relembrar o nascimento de Buda, será feita uma cerimônia para banhar a imagem do pequeno Buda em chá. Uma das imagens permanecerá dentro de um altar, o Hanamido, cheio de flores que representam o jardim de Lumbini, o lugar onde Buda nasceu. O chá doce, amachá, que banhará a imagem é para lembrar a chuva de néctar que caiu na hora do seu nascimento.

As festas da colônia japonesa inicialmente aconteciam na Praça do Japão. Como o local ficou pequeno para comportar as festas que cairam no gosto da população curitibana, a organização levaram as festas para o Barigui e para o Museu Oscar Niemeyer. A colônia realiza três grandes festas por ano — além do Hana Matsuri, tem o Imin Matsuri (a festa da imigração) e o Haru Matsuri (a festa da primavera). Outro local que já abrigou as festas da colônia foi o pavilhão de exposição do Cietep.
 
Do Jornal do Estado

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Clockwork News by TNB