Clockwork Comunicação

Twitter

O que é o clipping?

blog Pausa Dramática

Curitiba recebe por unanimidade prêmio de cidade mais sustentável do mundo

8 de abr. de 2010

Fórum sueco escolhe a cidade como a “mais sustentável do mundo”. Entrega será realizada em Estocolmo no fim deste mês

Curitiba desbancou cidades da Europa, Ásia e Oceania, e conquistou o prêmio Globe Award Sus­tainable City, que elege anualmente a cidade mais sustentável do mundo. Organizado pelo Globe Forum, da Suécia, o prêmio será entregue no dia 29 de abril, em cerimônia na cidade sueca de Estocolmo. Este é o segundo prêmio mundial vencido por Curitiba neste ano. Em janeiro, a cidade ganhou o Sustainable Transport Award, em Washington, pela implantação da Linha Verde.


O objetivo do prêmio é destacar cidades com excelência em desenvolvimento urbano sustentável e torná-las exemplos positivos para outras cidades. Para conquistar o Globe Award, Curitiba superou as outras finalistas Sidney (Austrália), Malmö (Suécia), Murcia (Espanha), Songpa (Coreia do Sul) e Stargard Szczecinski (Polônia).

O júri – que por unanimidade apontou Curitiba como vencedora – avaliou itens como preservação de recursos naturais, bem-estar e relação social nas cidades, inteligência e inovação nos projetos e programas, cultura e lazer, transporte, confiança no setor público e gerenciamento financeiro e patrimonial. “Eu parabenizo Curitiba por este prestigiado prêmio de cidade mais sustentável de 2010. É uma vencedora muito sólida, com um plano holístico que integra todos os recursos estratégicos conectados com inovação e sustentabilidade futura”, disse Jan Stu resson, presidente do comitê de jurados do Globe Award.

O presidente do instituto Ideia Ambiental, Fernando Ramos, espera que o prêmio ajude a am pliar o debate sobre a sustentabilidade em Curitiba. Ele apontou a coleta eficiente de lixo e a arborização urbana como pontos positivos.

Para Ramos, a capital paranaense é uma das cidades mais sustentáveis do país, mas precisa resolver problemas urgentes, como a destinação do lixo e o tratamento de resíduos sólidos. “Além disso, a preservação dos rios também é um ponto que preocupa”, avaliou.

O presidente da ONG Mater Natura, Paulo Aparecido Pizzi, parabenizou Curitiba pela conquista e ressaltou que a sustentabilidade da capital paranaense é fruto de uma política histórica no município, conquistada pelo trabalho contínuo de décadas. Pizzi, no entanto, alerta que é preciso melhorar alguns problemas tidos como estruturais, especialmente no que se refere à qualidade da água.
 
Da Gazeta do Povo

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Clockwork News by TNB